segunda-feira, 5 de julho de 2010

Análise do quadro "A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix


A Liberdade Guiando o Povo (em francês: La Liberté guidant le peuple) é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X.
Segue abaixo uma análise dos elementos que compõem o quadro.


1: A Mulher:
A mulher com o corpo desnudo, carregando uma bandeira e um fuzil representa a liberdade, que guia o povo para seu ideal.

2: O Garoto:

O Garoto que avança empunhando duas pistolas representa a classe dos estudantes, que tiverem papel importante na revolução.



















3: O Homem Caído:


O homem caído no chao, olhando para a mulher, indicando que vale a pena lutar se o objetivo é tão belo.

4: Os dois Homems:
Os 2 homems à esquerda da imagem, representam as diversas classes sociais. Um homem bem vestido, empunhando uma arma representa um burgês, e logo atráz, um negro com uma espada representa a classe operária.

5: As tropas:
No fundo da imagem, à direita, pode-se ver as tropas do exército, rumando contra os manifestantes.


6: Os Cadáveres:
Aos pés dos manifestantes, vários cadáveres, indicando a vitória dos revolucionários. Nota-se que um deles é um soldado e outro um oficial.

17 comentários:

  1. Valeuuuu, me tirou do sufuco meu modulo de historia pedia pra mim indentificar os elementos... VALEU

    ResponderExcluir
  2. Belo comentário, mas evite os erros ortográficos que podem tornar o texto estranho. :)

    ResponderExcluir
  3. Falta acrescentar algumas pontos na análise semiótica de tal obra dita como "Arte Nacionalista" pois representava o ideal nacionalista de romper com o absolutismo e instaurar a democracia tão deseja,além da mulher estar no centro do quadro levando a bandeira indica a imparcialidade de genêros ante um objetivo em comum da sociedade,além de ela estar desnudada criticando aos valores machistas característico da época no estereótipo que concerce a representação social da mulher...Emfim há mais...bem mais...Espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a obra usa a mulher apenas como um instrumento para passar a ideia de revolução e liberdade, pois na verdade as mulheres nao tiveram participação nessa fase de revolução, e a sociedade era convicta de seu machismo, mesmo depois de as mulheres participarem da luta não conseguiram direitos de cidadania quando os Jacobinos tomaram o poder

      Excluir
    2. Dizer que havia luta feminista nesse momento histórico é anacrônico!Espero ter ajudado tbm...

      Excluir
  4. Gostei da análise.tirou dúvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  5. Análise muito boa me salvou. Mas poderia explicar também o por quê de a mulher estar usando um barrete frígio (espécie de touca adotada por aqueles que lutaram pela tomada da Bastilha).
    No entanto, está muito bem a análise, gostei!

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou excelente!E gostei muito da pesquisa histórica!!! Só tem dois erros de digitação : no item 4: é n ao invés de m em plural de homens , s no lugar de z na palavra atrás e faltou o u em burguês. Parabéns aos alunos e professor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir